Menu principal
 

Significado do Símbolo da Agronomia

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Símbolo da Agronomia é uma engrenagem formada a partir de seis letras A, em que cada um delas se refere, respectivamente, à Associação, Agronomia, Agrônomo, Agricultura, Agropecuária e Agroindústria.

O agrupamento das letras A formam um emblema sextavado, com um espaço ao meio, e seis raios que separam cada uma das letras. Os raios representam fluxo de entrada e saída de diferentes assuntos dos segmentos profissionais da área da Agronomia.

O símbolo da Agronomia é estruturado de forma a transmitir a idéia de movimento, dinamicidade, renovação, bem como representa um congregado de entidades profissionais, além de defesa e valorização da categoria e participação da categoria profissional no desenvolvimento social.

Importa referir que esse é o símbolo utilizado pela FEAB – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil -, enquanto o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – utiliza o mesmo símbolo em todos os ramos da Engenharia (a multifacetada deusa Minerva rodeada por uma engrenagem), muito embora algumas áreas do ramo utilizem outros elementos específicos, mas sempre rodeado por uma engrenagem.

O atual símbolo da Agronomia foi escolhido em 1969, a partir da realização de um concurso; antes dele, já haviam existido dois outros, os quais apresentam uma engrenagem como moldura.

Fonte: www.dicionariodesimbolos.com.br